MESTRADO 2024.1 - PRÁTICAS MUSICAIS NA AMAZÔNIA
PRÁTICAS MUSICAIS NA AMAZÔNIA
Código: PGMUS0005 | Carga Horária: 60h
Práticas musicais: uma definição abrangente. Identidades e diversidade nas práticas musicais na Amazônia. Fontes para o estudo das práticas atuais e do passado. Composição, performance e ensino de música em diferentes temporalidades: sujeitos, repertórios e instituições. Da Amazônia pré-cabralina ao presente: elementos para uma história da música. As funções do repertório e os lugares das práticas. Desafios da atividade profissional da música no Brasil e na Amazônia hoje.
SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM MÚSICA: PROJETOS E PRODUTOS
Código: PGMUS0006 | Carga Horária: 60h
A pesquisa em Música no Brasil: algumas palavras. Pesquisa básica e pesquisa aplicada. Trabalhos monográficos e produtos no mestrado profissional. Projeto de pesquisa e sua execução. O tema da pesquisa. Justificativa. Problema e problemática de pesquisa. Hipótese. Objetivos geral e específicos. Métodos, procedimentos e referenciais teóricos. Interdisciplinaridade. Cronograma e exequibilidade da pesquisa. Eventos e periódicos brasileiros da área de Música. O impacto social da pesquisa em Música.
ESTÁGIO DOCÊNCIA
Código: PGMUS0013 | Carga Horária: 90h
Atividade de estágio docente no contexto do programa.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Código: PGMUS0014 | Carga Horária: 180h
Participação em eventos acadêmicos, cursos, palestras e demais atividades complementares à formação do mestrando.
QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
Código: PGMUS0015 | Carga Horária: 405h
Preparação e defesa da qualificação no programa de mestrado.
DEFESA DO TRABALHO FINAL
Código: PGMUS0016 | Carga Horária: 405h
Desenvolvimento, escrita e defesa da dissertação de mestrado.
CIÊNCIAS MUSICAIS: TEORIAS E APLICAÇÕES
Código: PGMUS0001 | Carga Horária: 60h
História e etnografia da música entre rupturas e continuidades. Trabalho de campo: perspectivas teóricas. Produtos, ética, entrevistas e diário de campo. Transcrição musical. Edição de arquivos sonoros. Organologia. Arqueologia musical. Fontes e pesquisa musicológica: da obtenção de dados à formulação de problemas. Pesquisa bibliográfica, documental e hemerográfica: do físico ao digital. Pesquisa arquivística: mapeamento, digitalização e sistematização de dados. Edição musical: um olhar abrangente. Arquivologia musical e as características dos documentos musicográficos. Arquivos sonoros de campo: peculiaridades da organização e princípios gerais da Arquivologia musical. Estudos musicais no campo do patrimônio cultural.
ESTUDOS EM MÚSICA, CULTURA, HISTÓRIA E SOCIEDADE
Código: PGMUS0002 | Carga Horária: 60h
Subsídios teóricos para a pesquisa etnomusicológica e musicológica. Interdisciplinaridade e pesquisa em música: possíveis contribuições da História, Antropologia e outras ciências. Instrumentalização da pesquisa oral e documental. Principais conceitos: Música como cultura. Sistemas musicais. Transmissão musical. Criação musical. Pesquisa participativa. Ética em pesquisa em música.
PEDAGOGIA DA PERFORMANCE E CRIAÇÃO MUSICAL
Código: PGMUS0003 | Carga Horária: 60h
Tópicos relativos ao ensino da performance e criação em música de diversos gêneros, estilos, tempos e espaços. Tendências e discussões contemporâneas no campo de estudos pedagógico-musicais. Formação de artistas-professores da performance e criação musical (instrumentistas, cantores, compositores e regentes). Fatores que limitam e/ou prejudicam o ensino e a performance musicais. Compreensão, produção, leitura e revisão de textos acadêmicos na perspectiva do ensino em música.
PESQUISA ARTÍSTICA EM CRIAÇÃO E PERFORMANCE
Código: PGMUS0004 | Carga Horária: 60h
Pesquisa artística em criação e/ou performance de trabalhos originais. Apresentações artísticas com ênfase na construção crítica da performance e/ou criação. Produção de conhecimento voltado à atividade profissional no campo da criação, performance e/ou formação musical especializada. Abordagens de assuntos relativos às práticas musicais, de acordo com os projetos de tese em andamento. Possível ambiente para experimentação da questão proposta no projeto do aluno, para teste de possíveis soluções e obtenção de resultados parciais ou totais.
ETNOMUSICOLOGIA
Código: PGMUS0007 | Carga Horária: 60h
Subsídios teóricos para a pesquisa etnomusicológica. Histórico da Etnomusicologia. A etnomusicologia no Brasil e no Pará. Principais conceitos. Instrumentalização da pesquisa em música. Trabalho de campo. Música e Cultura. Questões éticas e etnográficas na etnomusicologia.
FUNDAMENTOS DA CRIAÇÃO MUSICAL
Código: PGMUS0008 | Carga Horária: 60h
A criação musical: síntese histórica. Plano de criação musical: definições possíveis e modelos. Elementos técnicos da criação musical. Partitura e improvisação. Processos interdisciplinares e hibridação. O impacto social da criação musical.
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÚSICA EM CONTEXTO AMAZÔNICO
Código: PGMUS0009 | Carga Horária: 30h
Subsídios teóricos e metodológicos para a pesquisa em Educação Musical. Relações da Educação Musical com a Sociologia, tendo como campo empírico de estudo o contexto e o cotidiano amazônico.
PRODUÇÃO E PERFORMANCE CRIATIVA
Código: PGMUS0010 | Carga Horária: 30h
Conceitos básicos. Produção e elaboração de material. Processos criativos. Formação de repertório musical. Um olhar para a produção a partir da cultura musical local.
TÓPICOS ESPECIAIS I
Código: PGMUS0011 | Carga Horária: 30h
Disciplina de 30 horas a ser ministrada por docentes do programa, com o objetivo de suprir demandas teóricas específicas ou por docentes externos convidados acerca de temáticas específicas. Para fins de registro, a temática abordada será acrescentada ao título da disciplina.
TÓPICOS ESPECIAIS II
Código: PGMUS0012 | Carga Horária: 60h
Disciplina de 60 horas a ser ministrada por docentes do programa, com o objetivo de suprir demandas teóricas específicas ou por docentes externos convidados acerca de temáticas específicas. Para fins de registro, a temática abordada será acrescentada ao título da disciplina.